domingo, 18 de outubro de 2015

TRABALHAR A PARTIR DE CASA



Trabalhar como freelancer é tudo menos estável.
Ora estou com imenso trabalho e nem sei que fazer à minha vida, ora estou com demasiado tempo livre e do nada caí uma chamada para fazer um trabalho já amanhã. Ou seja, não posso dar nada como certo e passo muito tempo a trabalhar a partir de casa.
Inicialmente, a parte de trabalhar a partir de casa era uma maravilha, estava na minha zona de conforto. Mas passado um tempo tornou-se muito, muuito frustrante! Pois a vida pessoal começa a misturar-se com a vida profissional e damos por nós a não nos sentirmos motivados, produtivos, concentrados, não há horários, rotina, a família está sempre no meio e passamos muito tempo de pijama! O que dá origem a uma ansiedade e desconforto enorme!
Por isso, e de forma a mudar algumas das situações que mais me desagradavam, acabei por mudar hábitos, a minha postura e estabelecer regras que tornassem trabalhar em casa mais produtivo e que me deixassem mais feliz!



-CRIAR HORÁRIOS
Ás 8h o relógio toca.
Tomo o pequeno almoço e vou fazer uma caminhada. O ar fresco de inicio do dia  ajuda a oxigenar o meu cérebro. Este habito matinal faz com que acordar cedo não seja tão mau (eu não gosto nada de acordar cedo. MESMO NADA. Mas, impus esta regra que torna o meu dia mais longo e com mais tempo para aproveitar.) e fico com muita energia positiva para encarar o dia  com boa disposição!

-VESTIR
Vocês não imaginam como é tentador ficar de pijama e não pentear o cabelo o dia todo. Mas passado um tempo, dá lugar ao tal desconforto que falei na introdução.
Vestir algo tão simples como uma tshirt e umas calças muda completamente a nossa disposição. Pois mentalmente é quase como se estivéssemos a vestir o nosso traje de trabalho. Se eu trabalha-se numa empresa nunca iria para lá de pijama, certo? Por isso, porque haveria de ser diferente só porque trabalho onde vivo? Para além de me fazer sentir melhor, ajuda-me a separar a parte de estar por casa a relaxar e a de estar a trabalhar. Dá menos espaço para a preguiça.




-ESPAÇO DE TRABALHO
Isto é super importante!
É fácil acordar, pegar no computador e começar a ver e a responder email's na cama, ou no sofá. Ainda por cima o meu quarto está repleto de livros, revistas, portefólios que ajudam a circular a inspiração. Onde a qualquer momento vou à estante, pego em algo que me pode inspirar para um post e começo a preparar as coisas onde estou! Mas é errado! E foi outra postura que mudei. Criei um posto de trabalho, onde tenho a minha secretária, os meus papeis, um espaço que é alheio ao meu espaço de repouso. E agora, apesar de ainda ter uma ''livraria'' no quarto, olho para ele apenas como um espaço de descanso onde o computador não entra e muitas vezes nem o telemóvel.
Ter um espaço onde sei que posso trabalhar deixa o meu subconsciente em modo: ''agora vou trabalhar'' e noto que me torno mais produtiva e eficiente!
Paralelamente decorar o espaço de uma maneira agradável, que nos reflicta e inspire, como algumas das imagens que coloco aqui como sugestão, torna tudo mais apelativo e estimulante. 

-LISTAS
Se não anotar algo, o mais provável é esquecer-me.
Daí que ande sempre com um caderno e uma caneta comigo, e  eles variam de tamanho consoante a mala que levo, eheh. Seja para me manter organizada nas minhas actividades semanais ou para aqueles momentos em que tenho uma ideia para criar algo e vou logo apontar, senão...
E divido por listas relacionados com trabalho e outra pessoal (compras, supermercado, pagamentos..)




-TAKE A BREAK
Ou como nós dizemos, fazer uma pausa. Seja para arejar a cabeça, esticar as pernas, alongar as costas, fazer um chá...
Algo que permita ao nosso cérebro e corpo uma pausa para relaxar um bocadinho. Dez a quinze minutos é o ideal.

-COMER
Quem me conhece sabe que adoro comer. Não é segredo.No hunger games for this Woman!
Mas estando em casa, há a tendência de comer mais, porque temos acesso mais fácil. O que é horrível porque isso é sinonimo de: ENGORDAR!
No entanto, temos remédio fácil para isso: apenas compramos comida e snacks saudáveis! O que nos obriga a comer de forma mais saudável e com menos calorias. Yay




-O FIM DO HORÁRIO DE TRABALHO
Encontrar um meio termo para quando o nosso horário de trabalho acaba.
Por vezes tenho sessões fotográficas em horários menos convencionais, os fins de semana são muitas vezes sacrificados (não me estou a queixar, pelo contrário quem corre por gosto não cansa!)
Mas quando não tenho que me ausentar de casa, faço um esforço para que por volta das 6:30 fechar o computador e dedicar-me à minha vida pessoal!


-EXERCITAR
Se me perguntassem há uns meses atrás, diria que gosto tanto de comer como de não fazer exercício.
Ao longo da minha adolescência sempre pratiquei desporto (ténis, esgrima, dança), mas quando crescemos a conversa é outra. Na faculdade o meu exercício físico era a rotina de apanhar mil autocarros, metros, comboios, passear pela baixa e foz do Porto (bons tempos), acabando a faculdade deixei de me mexer tanto e isso notou-se na minha anatomia!
Hoje, após encontrar a pessoa certa, adoro fazer exercício.
Se nas primeiras aulas eu estava com uma cara de contrariada e sentia que aquilo era movimento a mais para mim e que a qualquer momento ia ter um ataque cardíaco (drama queen), hoje dou por mim  a sorrir enquanto faço abdominais e agachamentos!
Adoro a sensação de acabar uma aula, de estar super suada e de saber que estou mais perto do meu peso antigo. É a minha meta, depois disso é manter. E tenho uma PT que é a melhor do MUNDO!! Ana Marques, obrigada por mudares isto em mim!

Depois disto tomo um banho, janto, visto o pijama, vejo um filme, ouço musica, leio.... e sinto-me muito melhor comigo! Pois a parte do trabalho teve o seu tempo e agora posso dedicar-me tempo para no dia seguinte estar ponta e dar novamente o melhor de mim.
Desta forma consigo dividir as minhas tarefas, encontrei um sistema que funciona para mim e me torna mais produtiva e feliz!

Há alguém aqui que tenha um tipo de vida parecido com o meu ou que trabalhe a partir de casa? Quais são os vossos truques para conseguirem ser mais produtivas?
Partilhem comigo! <3


Até breve,
Charly

(TODAS AS IMAGENS RETIRADAS DO PINTREST)

Sem comentários:

Enviar um comentário