quarta-feira, 10 de junho de 2015

Couture



Feriados durante a semana, sabem melhor que mel. Falando por mim, o dia rendeu muito.
Matei saudades, organizei os meus livros e revistas, pus a leitura em dia, e ainda consegui fazer este post.
Ao folhear alguns livros e revistas, que se debruçavam sobre a alta costura, não pude deixar de me questionar, que o streetstyle cada vez mais se mistura e inspira na high fashion e vice versa, as duas  complementam-se de tal forma que será que ainda há lugar para a alta costura?
De há uns anos para cá que se ouve dizer que a Alta Costura não vai sobreviver e, que apenas se vai transformar numa representação de luxo, quase de laboratório. Vemos marcas como Margiela, Gualtier, Dolce e Gabanna a apresentarem regularmente obras de arte, para um mercado com os seus códigos, cada vez mais restrito a não ser o que já foi em outros tempos. 
Outros tempos em que a palavra que definia a moda era 'criatividade' e, que actualmente mudou para 'mercado'. Os tempos mudaram e a democracia na couture também. 
Lembro-me de ver os desfiles de Alta Costura do Galliano para a Dior, e de sentir o meu coração a bater forte. Hoje, consumo desenfreadamente vídeos e making offs da composição de uma peça de Alta Costura que vão desde a ilustração, à escolha dos tecidos, à minúcia das costureiras até chegar a um trabalho final de horas de dedicação, com detalhes que nunca chegam ao grande público.
Quando eu era pequenina, lembro-me de a minha avó ter bustier e corpetes no interior das suas roupas que vinham da costureira. Uma peça que se ajusta ao corpo e que acentua as formas femininas de uma forma tão delicada e elegante... sempre achei bonito. Actualmente é diferente... 
Será esse o segredo da sobrevivência da Alta Costura, ter de se actualizar para as novas gerações?
Que pensam disto?




Até breve,
Charly 

2 comentários:

  1. Fiquei encantada com este vídeo... É deliciante, para quem gosta de costura, ver peças destas ganharem vida. Infelizmente acho que o mercado de hoje não valoriza as imensas horas de trabalho que estão por detrás da confecção de uma peça, quer seja de alta costura ou não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, peças feitas à mão tem outro peso e simbologia.
      A diferença de uma peça de alta costura, é que não há detalhe que falhe, a nobreza dos tecidos é indiscutível, o pensamento todo que está por detrás na confecção, a atenção ao detalhe do ajuste da roupa ao corpo, o número de pessoas envolvidas entre outras coisas mais que realmente as tornam mais peças de museu que de vestuário.
      Se gostaste daquele video, deixo-te aqui outro, mais recente, da Dior. Acho que vais gostar (eu fico meia hipnotizada a ver isto) :D
      Aqui vai: https://www.youtube.com/watch?v=uEDgf_ezWFw


      Beijinhos

      Eliminar