sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

THE NEW BODY



O ser humano tem por hábito catalogar.
Assim de repente, catalogamos os filmes por tipos, os livros por categorias, as pessoas por géneros, as gerações por modas. Quando pensamos nos anos 20, 60, 80, 90, somos imediatamente compensados com alguma informação visual que nos permite definir essa época. A Moda, ajuda em muito a perceber o pensamento, os escalões sociais, a dinâmica e estética de um período de tempo. É quase um espelho de onde estamos temporalmente.
Vejamos, anos 20: as franjas, o Charleston, o Jazz, mulheres como Mary Pickford e Gloria Swason abriram portas para uma década em que se apresentava em busca de liberdade, de uma forma bastante acentuada.
Os anos 60, que vão do Andy Warhol à Marilyn Monroe, os 80 das Super Modelos como Cindy Crawford, Linda Evangelista, Christy Turlington, aos 90 de Kate Moss.
Toda a década, quase que tem um autocolante que marca e define o ''movimento'' mais apelativo ás massas.
Actualmente, creio que o que estamos a viver, seja algo extremamente parecido com o destas fotografias que Steven Klein tirou para a ultima edição da Love Magazine.
Corpos poucos proporcionais, com protuberâncias acentuadas na zona das mamas e do rabo. Narizes finos, olhos grandes e lábios carnudos. Há uma mulher nova, mais curvilínea, mais sexual.
Como é que estes movimentos, apelos e influências surgem? Não sei.
Mas que são um retrato fiel das aspirações físicas de uma geração, ninguém pode negar.
Que pensam sobre isto?







Para os interessados a Love Magazine estará nas bancas dia 9 de Fevereiro.

Até breve,
Charly 


Sem comentários:

Enviar um comentário