quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

AS RUGAS DA KATE MOSS


Kate Moss, é uma mulher que se tornou um ícone, que marcou gerações, e que vai marcar muitas mais, vencendo o teste do tempo. Acredito verdadeiramente.

Nesta sessão para a Vogue Italiana, Kate aparece sem qualquer recurso à ferramenta de edição (e quando usada excessivamente: adulteração) Photoshop, fotografada por Peter Lindbergh. Está linda, relevante, como em qualquer momento da sua carreira. Não fosse Kate uma modelo que já anda por aqui há mais de 20 anos, a ser top das tops, a inspirar artistas, designers, músicos, editores, com a sua postura, contemporaneidade e estilo effortless. Foi assim que nos habituamos a ver Miss Moss.


No entanto, recentemente, houve uma onda de criticas negativas, por causa de uma foto (link), onde a modelo aparece menos bem, durante a festa de aniversário dos 60 anos de Mario Testino. A foto foi partilhada no Instagram, e a piada da aplicação está no facto de serem fotos que surgem de algum momento instantâneo, e principalmente de não terem recurso a alterações drásticas, a não ser um filtrozito.

Ora bem, Kate tem 40 anos, ou anda por aí perto. Qual é a mulher de 40 anos que não tem uma ruga? Pessoalmente, não conheço nenhuma.
A pessoa que partilhou a foto, Suzy Menkes, apesar de a achar uma mulher super inteligente, não teve o mínimo de sensibilidade. Todos nós temos sentido critico, e sabemos ver quando um amigo nosso ficou bem ou mal na foto.
Eu tenho imensas fotos dos meus amigos e conhecidos no telemóvel, e quando coloco alguma no Instagram, só partilho as boas. As más mando por Whatsapp com uma legenda a gozar com a cara deles, mas isso faz parte da piada das nossas relações e fica num circuito fechado.

Como eu digo constantemente quando questionada para o segredo de tirar uma boa foto, um dos primeiros tópicos que abordo é a luz. A luz faz milagres. E nesta foto, a luz é ruim, e não favorece ninguém. Ninguém (se não favorece a Kate, não favorece meeesmo ninguém). Não vou estar com falsos moralismos, quando vi a foto pensei '' ihh, que nojo de foto! Como colocaram isto online? Fizeram a Kate parecer ter 200 anos. Já vi múmias em melhor estado... Mau, muito mau. Nas fotos de streetstyle, e dos paparazzi ela NÃO é assim... A Kate vai fazer rolar cabeças ''.

No entanto, ao ler os comentários das comuns mortais como eu, na página onde a foto foi publicada, no geral eram de uma crueldade enorme e desmoralizante, deixando os meus pensamentos a um canto.
Principalmente vinda do público feminino!
Os Média, querem fazer-nos acreditar que as mulheres tem a pele lisa, sem marcas, acne, papos, cicatrizes, estrias, celulite, que são magras, fit, sem pelos.... ao longo de toda a sua vida! Sou só eu que acho isso ridículo, estúpido e cruel?



Qual é a dificuldade em aceitar a passagem do tempo e a realidade?

Porque há uma resistência e dificuldade em aceitar que a mulher pode ser bonita e visualmente apelativa após os 30 sem ter que se vestir como uma teenager, recorrer a cirurgias, botox, implantes, preenchimentos...?! Atenção, eu não sou contra procedimentos estéticos, a liberdade e bem estar de cada um acima de tudo. O que não consigo ser apologista é de ser alguém ser escravo de uma ditadura da imagem.

Há pessoas que sofrem muito com a sua imagem e com as projecções das mesmas.
A pressão é colossal principalmente nas celebridades e na Moda, que apesar de depender TANTO da mulher, (recordemos o caso da Jessica Athayde recentemente na Moda Lisboa), nem sempre a trata da melhor forma.

GOD BLESS pessoas como a Phoebe Philo que optou por colocar a escritora americana Joan Didion de 80 anos como rosto da última campanha da marca Céline. God Bless o Juergen Teller por fotografar de uma forma tão bonita as modelos sem recurso ao uso de Photoshop, God Bless quem aceita as coisas como elas são, de forma natural e serena.

O que há a fazer, é sermos espertas e aliadas. 

Aceitar que toda a gente envelhece, aceitar isso nos outros e em nós cada vez que nos olhamos no espelho. Aceitar o processo natural da vida com sentido de humor e auto estima para não pirarmos.
Porque se a Kate, que é a Kate ''sofre'', nem quero imaginar o resto do mundo. A juventude eterna é uma ilusão, e a beleza vem de dentro da fora e não de fora para dentro.


Até breve,
Charly

1 comentário:

  1. A mulher é maravilhosa. E eu sou uma daquelas pessoas que não vê absolutamente mal nenhum no envelhecer. Acho que é algo muito mais psicológico. Adoro ver as rugas que ficam com o tempo e que contam as histórias. Adoro ver as manchinas que vão aparecendo na pele. Adoro olhar para os meus avós e ver isso tudo e pensar em tudo o que viveram. Eu acho envelhecer bonito.
    Com certeza que a Kate não está como há 20 anos atrás e nem se quer isso, acho estúpido as críticas que se fizeram quando se vê super bem que foi uma má fotografia, uma má expressão e demasiado aproximado. Ah!, e uma má amiga a ter-se para publicar fotos.

    Adorei o texto! :D

    ResponderEliminar