segunda-feira, 3 de novembro de 2014

THERAPA, QUE NOME TÃO ESTRANHO. JÁ PENSASTE EM MUDA-LO?



Após dois anos de Blogue, algumas das questões regulares são:
- Como se diz Therapa?
- O que quer dizer Therapa?
E a minha favorita: 
- Que nome tão estranho, já pensaste em muda-lo? 

Pois bem, o nome é este. E nunca, nem por sombras o iria mudar.
O nome tem um significado simples, mas especial para mim. E hoje, vou partilhar convosco o inicio de tudo.

Quando criei o Blogue, foi uma atitude pensada. Não o criei porque sim, nem por capricho de modas. Queria um espaço onde pudesse comunicar, partilhar, trocar ideias de forma positiva, sem ninguém a monitorizar o meu pensamento, e paralelamente que fosse um espaço de partilha do meu trabalho e da minha visão artística do mundo. Ponto.

O nome?
Bem... esta foi a parte mais difícil. 
Tinha o meu caderno à frente e a caneta na mão. Perto de mim estava o portátil a tocar músicas do Bob Dylan (sendo ele um mágico das palavras, achei que poderia surtir efeito).
No caderno escrevia nomes e mais nomes. Quando me cansava fazia uns rabiscos e desenhos nos cantos das folhas, respirava fundo, espreguiçava-me. Quando parei e olhei para as páginas, era cada mais nome estúpido que me fazia rir... de frustração.
Eu queria um nome que me dissesse algo, e que não fosse directamente relacionável com nada. Que quando as pessoas o ouvissem não associassem a um tema! Porque também não me queria prender a nada. O Blogue era meu e eu ia falar do que quisesse sem restrições, e assim é! :)

O tempo passou e quando dei por mim já passava da hora do lanche.

Estando em casa, por norma lancho em casa. Mas nesse dia senti que precisava de arejar, peguei na bolsa, chaves do carro e ''pus-me a caminho''.  Antes de me sentar a lanchar, comprei a National Geographic, que vinha a falar da Ilha de Páscoa. Que é um dos destinos que desde sempre me intrigou e que sinto um apelo enorme e indescritível. 
Comecei a ler o artigo, e logo nas primeiras linhas dizia que os habitantes iniciais da ilha a baptizaram, de Rapa Nui (Ilha Grande). PAROU TUDO!
Comecei a dizer para mim: 
- rapa nui... 
rapa.................. nui... 
rapa.......
the rapa.... THERAPA!!

Naquele momento soube que fazia todo o sentido. 

Como veem, é simples mas simbólico.
E diz-se como na imagem. 
Não é 'Tééérapa', nem therapy. Diz-se 'de-rá-pa' THERAPA! :)

Até breve,
Char




Sem comentários:

Enviar um comentário