quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

IT'S HONESTY UGLY?



-Recentemente vi um video que alguém publicou no Facebook, sobre um trio de jovens mulheres que queriam fazer uma sessão fotográfica profissional. Com direito a maquilhadores, cabeleireiros, styling, e pós produção.
Ao longo do video foi delicioso ver as  três super vaidosas e felizes durante a sessão, era notório que se sentiam bonitas e confiantes, e os seus discursos posteriormente cimentavam essa minha observação. 
Para o final do video, juntaram as três, que estavam ansiosas para ver o resultado final desta produção.
Quando lhes entregaram as fotografias, o seu olhar, que anteriormente revelava alegria, passou a transmitir desilusão e confusão. Durante o processo de pós produção, os seus corpos e rostos foram alterados para corresponder aos ''padrões de beleza ideal'' (whatever that means).

-Ontem, dei por mim a ver algumas fotos de retratos do Chuck Close a imensas celebridades (Brad Pitt, Scarlett Johansson, Kate Winslet, Julia Roberts, George Clooney, etc. ver aqui) e para além da iluminação não ser a mais favorável a nenhuma das celebridades, a maior parte delas tinha pouquíssima maquilhagem, as poses eram naturais, conseguia ver as suas rugas, as imperfeições da pele, resumindo: nenhuma fotografia foi retocada. 
Dei por mim a  pensar 'ihh, que diferença', isto porque a imagem que estou habituada a ter destas pessoas, é completamente diferente daquela que estava no meu ecrã.
Habituamos-nos a ver sempre o lado glamoroso e inatingível, e o mais engraçado é que ao olhar para os rostos da Scarlett ou da Julia Roberts, senti que estava a ver estas pessoas pela primeira vez.
E elas estavam lindas, com uma honestidade brutal no seu olhar.

Duas histórias diferentes, mas ambas mexeram comigo!

Uma das melhores coisas do mundo é a diversidade, no entanto, à medida que folheio as páginas das minhas revistas favoritas, os rostos jovens (muito jovens), magras, caucasianas a publicitar marcas caríssimas.
Eu não sei quanto a vocês mas, eu sou jovem e o meu ordenado não me permite comprar umas calças da Chanel. Acredito que os compradores são sim pessoas com carreiras construídas e com vasta maturidade. 
Então, porque é que não vemos pessoas mais velhas nas campanhas publicitárias?


Outro pensamento que tive, foi sobre os ''padrões actuais de beleza''.
Eu estou habituada a fotografar modelos, já tive à minha frente os melhores modelos nacionais.
E nas fotos que publiquei, a única coisa que faço nas fotos é ajustar exposição, dar um tratamento na cor, mas nunca adulterei a beleza destes. 
Não acho necessário. São todos tão bonitos e bonitas.
Mas mesmo assim, os rostos que vi ao vivo, não são os que vejo nas revistas.

O mais engraçado é que nas estatísticas, um rosto jovem vende mais que um mais velho.
E as imagens com Photoshop tem mais adesão por parte do publico que as mais ''humanas''.

Porque colocamos estas falsas ideias na nossa cabeça?
De quem é a culpa? 
Até quando é que vamos continuar a 'Photoshopar' exageradamente as pessoas em vez de aceitar que todos envelhecemos? Que há vários tipos de corpos, rostos, tons de pele, e que é isso que nos torna únicos..e humanos! 

Já nem sei que mais pensar...



Até breve!
Charly

Sem comentários:

Enviar um comentário